segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Entre o envelhecer e o apodrecer





Olá, meninas!

O envelhecimento é uma realidade que assusta muitas de nós. As pessoas não querem envelhecer, principalmente nós. Não são poucas as que travam uma batalha falida contra o tempo, esquecendo-se de que é impossível paralisá-lo nos anos dourados da juventude!

Outras lançam-se num mar de sofrimento: plásticas, tratamentos caros e diversas formas de paranoias estéticas que demonstram seu desejo contínuo por uma juventude perdida.

Pergunto: o que adianta enfrentar dolorosos tratamentos quando por dentro continua-se no acelerado processo de envelhecer? A alma continua brusca, seca, alimentando-se de falsas esperanças? O que adianta cuidar tanto da alimentação quando o que sai da boca revela a podridão do caráter?

Conheço gente assim e sei que você também conhece. Gente que age sempre de maneira desagradável. Que acumula amarguras. Jovens por fora, mortos por dentro. Não envelhecem, apodrecem. Envelhecer é diferente de apodrecer. De que adianta ter o rosto liso, mas a alma enrugada pela inveja? (Pv. 14. 30)

Por vivermos numa sociedade que cobra de nós a perfeição que ela não tem, cuidamos tanto da aparência que esquecemos o mais importante: a interioridade. A ética, não a estética. Por causa da correria do cotidiano, perdemos o tempo de viver! Apodrecemos ao invés de envelhecermos.

Envelhecer faz parte da vida. Meu esposo costuma dizer que a juventude não é uma dádiva, assim como a velhice não é uma doença - são ambas etapas da vida e passam rápido! (Tg. 4. 14)

Precisamos parar, respirar, desligar. Brincar com os filhos ou netos. Realizar coisas simples, pois elas é que fazem diferença. Na simplicidade está o poder que rejuvenece!

Você, minha querida, não precisa desesperar-se, o tempo passa para TODAS. Seu esposo também está envelhecendo. O tempo também passa para os homens! O tempo não respeita o sexo! Seu esposo não é mais aquele garotão que você conheceu. O menino cresceu (I Co. 13. 11). Ele também traz as marcas do que viveu. Também ganha rugas, cabelos brancos.

Não deixe que o tempo coloque rugas em sua alma.  Não deixe a vida passar por você sem ser desfrutada (Ecl. 9).

Aproveite o dia!

Beijo da Mari!

3 comentários:

  1. Boas reflexões! Gosto de me lembrar do que C. S. Lewis escreveu: "Você não tem uma alma; você é uma alma. Você tem um corpo."
    Parabens mais uma vez. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. OI!!!
    Gostei muito.
    É a mais pura verdade.
    Como é bom envelhecer por fora e ser jovem por dentro, eu amo a minha idade, sou grata ao meu Deus pelos meus 63 anos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amiga...
    Cada dia escrevendo melhor... muito profundo mesmo esse texto..
    beijos
    Patricia

    ResponderExcluir