segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Você sabe [realmente] ouvir?


Olá, meninas!

São poucas as pessoas que, de fato, sabem ouvir. Saber ouvir é uma habilidade que poucos procuram desenvolver, trabalhar, aprimorar. Muitos querem falar, poucos querem ouvir.

Ouvir não é apenas sentar-se ao lado de alguém, sem prestar-lhe a devida atenção. Ouvir é saborear cada palavra. É olhar nos olhos, sem comparação. É esquecer, naquele momento, de si mesma, de seus problemas. É concentrar-se no outro. Jó 34. 3 diz: Porque o ouvido prova as palavras, como o paladar experimenta a comida. É assim que se ouve!

Em nossas amizades, sempre temos alguém gentil, simpática, mas que possui o defeito de não saber ouvir. Geralmente, faz muitas perguntas, mas não nos deixa respondê-las! É aquela amiga que não fala, mas despeja sobre nós uma tonelada de palavras.

Engraçado é que, para essa amiga, é muito bom ter alguém que a ouça. A pergunta é: quem ouve a mim? Já aconteceu comigo: fiquei ouvindo uma amiga, por um bom tempo, querendo dizer-lhe algo importante, mas por ela não parar de falar, acabei indo embora sem dizer o que queria.

Tenho uma amiga que é diferente. Simpática, meiga, gentil. Fala pouco, mas ouve muito! Ela ouve, chora com os que choram (Rm. 12. 15), faz companhia. É amiga de verdade!

Fico pensando: será que quando ela precisa de um ouvido, empresto o meu? Será que sei retribuir? Preciso me policiar, aprender mais. Domesticar minha língua e treinar meu ouvido!

Minha querida, alegre-se quando alguém lhe procurar para desabafar. É sinal de que essa pessoa a considera importante, digna de compartilhar o que machuca a sua alma.

Mas lembre-se: o fato de alguém lhe procurar não quer dizer que você, necessariamente, precisa falar. Às vezes, bastará saber ouvir! Procure ouvir com carinho, pois para a outra pessoa é um alívio à pressão saber que alguém a ouve, a ama, a compreende.

Minha querida, vamos fazer o melhor, ainda que para nós pareça tão pequeno, insignificante, contudo, para quem nos procurou faz muita diferença.

Fazendo o melhor para alguém também fazemos bem aos olhos de Deus.

Beijo da Mari!

6 comentários:

  1. Muito bom, Mari! Tenho lido suas postagens no blog e recomendado para as mulheres que conheço, em especial para minha esposa. Que Deus continue abençoando a sua vida, família e ministério. Amo vocês! Ao meu amigo Alan, Abração!!!

    ResponderExcluir
  2. Puxa tá lindo demais o blog ! Parabéns ! postagens simplesmente maravilhosas e edificantes !
    Sou o Valtair faço parte aqui da AD Madureira da cidade de Mogi-Guaçu Sp , nosso Pr. presidente é o pr. Gessé Plácido Ribeiro , Igreja que o Pr. Alan conhece muito bem .
    Estou seguindo o blog , deixarei os meus comentários ! Vou divulgar para o maior números de irmãs !
    Deus continue abençoando as vossas vidas (Alan,Mari e Eduardo)

    ResponderExcluir
  3. Paz Valtair, Obrigada pela força, Deus te abençoe pela divulgação, eu conheço o pastor Gesse e família!!! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Paz Mari, sou da AD. Campo Limpo aqui em SP, sinto muito a falta de vocês e principalmente dos sermões do Pr. Alan, que Deus continue abençoando vocês grandemente. Desde já, peço-lhes encarecidamente que acessem meu blog, é novo, ainda estou ajustando algumas coisas... mais conto com a colaboração de vocês, segue o link abaixo

    Paz

    http://atrasdoescudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amiga.. fiquei aqui pensando se sou uma boa ouvinte.. acho que tenho que treinar mais e falar menos....
    beijos..
    Patricia

    ResponderExcluir
  6. Maravilha do céu te ler e poder admirar essas matérias tão importante o meu coração se alegra sempre ! bj e muitas saudades , Deus te abençoe nessa lida e te faça vitoriosa , conheço a sua história e sei que és uma pessoa sensacional e chamada por Deus ! bj Amiga do coração !

    ResponderExcluir